Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15853
Título: | Significação dos professores sobre o processo de inclusão numa escola municipal em Cabeceiras-GO |
Autor(es): | Freitas, Sélia Lisboa da Costa |
Orientador(es): | Rengifo Herrera, Francisco José |
Assunto: | Pessoas com deficiência Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar Inclusão social Atendimento educacional especializado |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | FREITAS, Sélia Lisboa da Costa. Significação dos professores sobre o processo de inclusão numa escola municipal em Cabeceiras-GO. 2015. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Cabeceiras-GO, 2015. |
Resumo: | Esse projeto teve por objetivo pesquisar a significação dos professores sobre o processo de inclusão numa escola municipal em Cabeceiras-GO, tendo como objetivos gerais caracterizar as formas de compreensão e significação dos processos de inclusão de dois (02) professores do atendimento educacional especializado e dois (02) alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na classe regular de ensino no período vespertino em uma escola municipal no município de Cabeceiras-Go. Para as coletas de dados foram utilizada entrevistas semiestruturadas acompanhada por um questionário contendo doze (12) questões. Os resultados encontrados apontam que a inclusão dos alunos com deficiência é bem aceita nesta instituição escolar por parte de todos os envolvidos com a educação e os professores do atendimento educacional especializado buscam trabalhar com os alunos da maneira que todos possam interagir nas atividades em grupo respeitando uma aos outros independente de suas deficiências. Esses professores percebem a inclusão escolar como um meio de socialização, participação de todos com a mesma oportunidade de aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons