Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosenyAparecidaGoncalves_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
dc.contributor.authorGonçalves, Roseny Aparecida-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Roseny Aparecida. Formação de professores no contexto de inclusão. 2015. 31 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractVisto que a inclusão escolar é um tema recorrente na comunidade escolar e que expressa uma realidade, ao pensar no assunto, somos remetidos às questões que abrangem o tema inclusão e aos alunos com deficiência, uma das questões pertinentes ao tema são os seus direitos, direitos estes que já estão todos pautados em leis. As leis que asseguram esses direitos destacam vários aspectos importantes para que esses educandos possam desenvolver-se em igualdade de condições e futuramente exercer sua cidadania de maneira plena. Um desses direitos adquiridos por lei é ter profissionais capacitados para atender às suas necessidades de aprendizado. A escolha pelo tema formação de professores no contexto de inclusão surgiu pela reflexão feita acerca das dificuldades que a escola regular e, principalmente seus profissionais apresentam no cotidiano em sala de aula, ao trabalhar com a inclusão. É digno de nota que existe uma grande necessidade de rever os conceitos e a formação adequada para os professores, viabilizando melhores condições para o seu trabalho, bem como a melhoria no atendimento das pessoas com deficiência e na estrutura escolar. O presente trabalho teve como objetivo conhecer o que pensam os professores sobre o processo de formação profissional para trabalhar com alunos de inclusão. A metodologia abrangeu pesquisas bibliográficas e de campo, esta última feita utilizando como instrumentos questionários a serem respondidos por duas professoras, uma de sala regular de ensino e a outra de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Ao analisar os resultados obtidos nos questionários, concluímos que de acordo com as respostas das participantes, ainda há muito que ser feito em prol da inclusão; ambas concordam que a formação de professores precisa ser aprimorada desde a formação inicial, até mudanças atitudinais frente ao processo de inclusão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.titleFormação de professores no contexto de inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T15:12:58Z-
dc.date.available2017-01-26T15:12:58Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15850-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons