Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RubilenePinheiroJuca_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de alunos surdos na escola regular
Autor(es): Juca, Rubilene Pinheiro
Orientador(es): Carlucci, Ana Paula
Assunto: Surdos
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: JUCA, Rubilene Pinheiro. Inclusão de alunos surdos na escola regular. 2015. ix, 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa enfatizou a inclusão de alunos surdos na escola de ensino regular município de Cruzeiro do Sul. Para tanto, transcorremos por um breve relato histórico sobre a trajetória da Educação especial, objetivando analisar as possibilidades dos mecanismos e os meios que viabilizem a otimização do trabalho pedagógico com alunos surdos na educação inclusiva. Para a realização da pesquisa, entrevistamos cinco professoras, a fim de conhecer as possibilidades das práticas pedagógicas para receber às demandas da Educação Inclusiva. Para a análise das informações, realizamos a análise interpretativa de conteúdo. Concluímos que o sistema de ensino caminha em passos lentos, pois as escolas estão desprovidas de recursos básicos, precisando de docentes mais preparo para receber esses alunos, ausência da família no processo educativo de seus filhos, adaptação das práticas pedagógicas para atender às demandas da Educação Inclusiva, pois precisamos estimular os alunos a ampliarem os seus conhecimentos e garantir seu esforço e direitos de uma educação de qualidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons