Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15843
Título: | Atendimento educacional especializado e sua contribuição para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais |
Autor(es): | Braga, Samia Campelo |
Orientador(es): | Nogueira, Cleia Alves |
Assunto: | Atendimento educacional especializado Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | BRAGA, Samia Campelo. Atendimento educacional especializado e sua contribuição para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo apresentar um estudo que foi realizado mediante a análise do trabalho desenvolvido pelo professor da sala de recurso multifuncional e dos professores da sala de ensino regular que possuem alunos com necessidades educacionais especiais de uma escola de ensino fundamental I da rede estadual de Rio Branco. Para tanto, foi escolhida a metodologia qualitativa tendo como instrumento: o questionário. Tal pesquisa constatou que o atendimento individual do aluno na sala de recurso multifuncional, em conjunto com o trabalho planejado do professor do ensino regular traz avanços significativos na vida do aluno, promovendo a inclusão deste no meio ao qual está inserido. Além de um direito o atendimento educacional especializado tem sido a melhor forma para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Por isso, vejo como algo de muita relevância estudarmos sobre como é desenvolvido o atendimento a esses alunos. Foram utilizadas como suporte para a análise deste estudo as leis que regem a educação especial e inclusiva, bem como a forma que as salas de recursos multifuncionais se organizam e fazem seus planejamentos juntamente com os professores da sala de ensino regular, temos como estudiosos da área: Araújo (2003), Arnal; Mori (2007), Mantoan (1998), Silva (1987), Sassaki (1997). |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons