Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Cleia Alves | - |
dc.contributor.author | Braga, Samia Campelo | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Samia Campelo. Atendimento educacional especializado e sua contribuição para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo apresentar um estudo que foi realizado mediante a análise do trabalho desenvolvido pelo professor da sala de recurso multifuncional e dos professores da sala de ensino regular que possuem alunos com necessidades educacionais especiais de uma escola de ensino fundamental I da rede estadual de Rio Branco. Para tanto, foi escolhida a metodologia qualitativa tendo como instrumento: o questionário. Tal pesquisa constatou que o atendimento individual do aluno na sala de recurso multifuncional, em conjunto com o trabalho planejado do professor do ensino regular traz avanços significativos na vida do aluno, promovendo a inclusão deste no meio ao qual está inserido. Além de um direito o atendimento educacional especializado tem sido a melhor forma para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Por isso, vejo como algo de muita relevância estudarmos sobre como é desenvolvido o atendimento a esses alunos. Foram utilizadas como suporte para a análise deste estudo as leis que regem a educação especial e inclusiva, bem como a forma que as salas de recursos multifuncionais se organizam e fazem seus planejamentos juntamente com os professores da sala de ensino regular, temos como estudiosos da área: Araújo (2003), Arnal; Mori (2007), Mantoan (1998), Silva (1987), Sassaki (1997). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado e sua contribuição para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T15:11:42Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T15:11:42Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15843 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|