Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faria, Fernanda Cupolillo Miana de | - |
dc.contributor.author | Neves, Odair Ledo | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Odair Ledo. Atendimento educacional especializado no ensino regular de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA: uma proposta de educação inclusiva. 2015. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, intitulada “Atendimento Educacional Especializado no ensino regular de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho – BA: uma proposta de educação inclusiva”, busca analisar a proposta de Atendimento Educacional Especializado de uma escola pública do município de Serra do Ramalho – BA. Este objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: compreender os marcos legais, teóricos, metodológicos e filosóficos que amparam a educação inclusiva; analisar as dificuldades, os avanços e as perspectivas do atendimento especializado. A metodologia de pesquisa utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, por meio da observação participante e entrevista semiestruturada. Foram interlocutores do estudo: uma professora e dois alunos, todos da turma de AEE. Os principais autores que subsidiaram esse estudo foram: Mazzotta (2005), Jannuzzi (2006), Sant’Ana (2005), Miranda (2003), Freire (2005), dentre outros. Os principais resultados apontam que a sala de Atendimento Educacional Especializado constitui espaço formativo capaz de favorecer a inclusão das pessoas com deficiência, enquanto proposta complementar à sala comum. A inclusão dessas pessoas, na realidade pesquisada, acontece apenas na AEE. Assim, mediante os resultados encontrados na pesquisa, que foram observados e analisados, e fundamentados em teóricos apresentados no decorrer deste trabalho, foi possível tecer um diálogo confirmando a urgência em discutir e firmar uma proposta para a educação inclusiva que não se limite ao AEE e que abranja a escola e a família, polos significativos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado no ensino regular de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA : uma proposta de educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:55:31Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:55:31Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15835 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|