Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PollyanaReisPereiraNascimento_tcc.pdf979,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na promoção da inclusão dos alunos com baixa visão ou cegueira na escola regular
Autor(es): Nascimento, Pollyana Reis Pereira
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Atividades lúdicas
Deficientes visuais - educação
Cegos - educação
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: NASCIMENTO, Pollyana Reis Pereira. O lúdico na promoção da inclusão dos alunos com baixa visão ou cegueira na escola regular. 2016. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem e inclusão do aluno com cegueira ou baixa visão no ensino regular. Além disso, pretendeu compreender as potencialidades das formas lúdicas de aprendizagem, centradas no aluno com deficiência visual, que valorizassem as potencialidades e a convivência com as diferenças. O estudo fundamentou-se na abordagem qualitativa, tendo como instrumento as entrevistas semi-estruturadas. O estudo demonstrou em todos os segmentos pesquisados, que os recursos lúdicos são bastante usados e valorizados no cotidiano escolar da Educação Infantil, por oportunizarem uma aprendizagem significativa e prazerosa. Também ficou explícito que a ludicidade não apenas traz significado ao que se aprende, mas também estimula o desejo pelas descobertas, exercita a socialização e a inclusão no contexto da Educação Infantil. Segundo os resultados obtidos é possível concluir que há maior eficácia no processo de inclusão dos alunos com cegueira ou baixa visão na escola regular quando todos da instituição dialogam entre si, promovendo ações conjuntas de forma sistemática.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons