Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15831
Título: | Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo |
Autor(es): | Costa, Priscila Menezes da |
Orientador(es): | Raposo, Mírian Barbosa Tavares |
Assunto: | Alfabetização Letramento Surdos - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | COSTA, Priscila Menezes da. Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar como se configura o processo de alfabetização e letramento de deficientes auditivos em escola regular, quais crenças permeiam as práticas dos profissionais envolvidos nesse processo, bem como verificar quais estratégias estão sendo utilizadas e quais podem auxiliar de maneira significativa para a otimização desse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma entrevista com especialista em educação de surdos que atua na alfabetização dos mesmos e que possui grande experiência na área, a análise documental do PPP da escola em que a docente atua, no intuito de verificar se a inclusão é realizada nos mesmos moldes em que é expressa e como a mesma é expressa no documento, além de visita a unidade escolar que atende aos alunos surdos. A entrevista concedida pela docente foi analisada em categorias o que permitiu avaliar as práticas, as concepções e a crenças que os profissionais carregam a respeito da educação de surdos. Faz-se necessário desmistificar esse processo sem ignorar sua alta complexidade, mas trabalhando com reais possibilidades, vantajosas para os profissionais e para os alunos que apresentam surdez. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons