Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Mírian Barbosa Tavares | - |
dc.contributor.author | Costa, Priscila Menezes da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Priscila Menezes da. Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar como se configura o processo de alfabetização e letramento de deficientes auditivos em escola regular, quais crenças permeiam as práticas dos profissionais envolvidos nesse processo, bem como verificar quais estratégias estão sendo utilizadas e quais podem auxiliar de maneira significativa para a otimização desse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma entrevista com especialista em educação de surdos que atua na alfabetização dos mesmos e que possui grande experiência na área, a análise documental do PPP da escola em que a docente atua, no intuito de verificar se a inclusão é realizada nos mesmos moldes em que é expressa e como a mesma é expressa no documento, além de visita a unidade escolar que atende aos alunos surdos. A entrevista concedida pela docente foi analisada em categorias o que permitiu avaliar as práticas, as concepções e a crenças que os profissionais carregam a respeito da educação de surdos. Faz-se necessário desmistificar esse processo sem ignorar sua alta complexidade, mas trabalhando com reais possibilidades, vantajosas para os profissionais e para os alunos que apresentam surdez. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.title | Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:52:29Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:52:29Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15831 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|