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https://bdm.unb.br/handle/10483/15827
Título: | A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva : contribuições docentes |
Autor(es): | Alves, Márcio Roberto Farias |
Orientador(es): | Andrade, Franciene Soares Barbosa de |
Assunto: | Inclusão escolar Pessoas com deficiência auditiva Surdos - educação Língua brasileira de sinais |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | ALVES, Márcio Roberto Farias. A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva: contribuições docentes. 2015. 56 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa partiu das experiências do pesquisador enquanto Assistente Social, em instituições públicas de ensino e de Assistência Social de Rio Branco - AC. Outro fator que estimulou o desenvolvimento deste trabalho foi à participação em um Curso Básico de Libras e Capacitação no Atendimento ao Surdo para Assistentes Sociais. Ao participar deste curso percebi a necessidade e a importância de se qualificar mais na área para poder atender a todos os usuários da assistência na sua totalidade, sem exclusão. Pois, em virtude do não conhecimento e utilização da Libras pelos assistentes sociais no atendimento de pessoas deficiência auditiva acaba contribuído para a exclusão. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um estudo reflexivo sobre a importância da educação inclusiva centrada na especificidade de uma formação dos docentes que favoreça os processos de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras e interprete de Libras do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal do Acre. O processo de construção deste trabalho iniciou-se através do levantamento do referencial teórico, tendo passado por diversos autores que analisaram o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva e as contribuições dos docentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Como resultado, destaca-se a necessidade de mais formação continuada e qualificação aos docentes, incluindo mais disciplinas e práticas pedagógicas de educação inclusiva durante e posterior à graduação. Ademais, efetivação das leis que regulamentam os direitos das pessoas com surdez para realmente construirmos uma escola inclusiva de fato e de direito. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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