Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Franciene Soares Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Alves, Márcio Roberto Farias | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Márcio Roberto Farias. A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva: contribuições docentes. 2015. 56 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa partiu das experiências do pesquisador enquanto Assistente Social, em instituições públicas de ensino e de Assistência Social de Rio Branco - AC. Outro fator que estimulou o desenvolvimento deste trabalho foi à participação em um Curso Básico de Libras e Capacitação no Atendimento ao Surdo para Assistentes Sociais. Ao participar deste curso percebi a necessidade e a importância de se qualificar mais na área para poder atender a todos os usuários da assistência na sua totalidade, sem exclusão. Pois, em virtude do não conhecimento e utilização da Libras pelos assistentes sociais no atendimento de pessoas deficiência auditiva acaba contribuído para a exclusão. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um estudo reflexivo sobre a importância da educação inclusiva centrada na especificidade de uma formação dos docentes que favoreça os processos de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras e interprete de Libras do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal do Acre. O processo de construção deste trabalho iniciou-se através do levantamento do referencial teórico, tendo passado por diversos autores que analisaram o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva e as contribuições dos docentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Como resultado, destaca-se a necessidade de mais formação continuada e qualificação aos docentes, incluindo mais disciplinas e práticas pedagógicas de educação inclusiva durante e posterior à graduação. Ademais, efetivação das leis que regulamentam os direitos das pessoas com surdez para realmente construirmos uma escola inclusiva de fato e de direito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva : contribuições docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:48:19Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:48:19Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15827 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|