Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15825
Título: | As interações das crianças com deficiência em sala de aula : dificuldades e desafios |
Autor(es): | Hilário, Márcia Regina |
Orientador(es): | Raposo, Mírian Barbosa Tavares |
Assunto: | Professores e alunos Estudantes com necessidades educativas especiais Deficientes mentais - educação Análise de interação em educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | HILÁRIO, Márcia Regina. As interações das crianças com deficiência em sala de aula: dificuldades e desafios. 2015. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar como ocorre a interação entre alunos com defi-ciência intelectual, seus colegas de turma e o professor da sala. Foi nossa intenção específica compreender que estratégias podem ser usadas na organização do trabalho pedagógico da sala de aula, que possam favorecer a interação aluno-aluno e aluno-professor no processo de de-senvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, usando como metodolo-gia a pesquisa de campo de cunho qualitativo. Para tanto, foi apresentada a Fundamentação teórica na qual procuramos discutir as políticas públicas que asseguram a pessoa com defici-ência o direito a educação, a importância dos processos interativos no desenvolvimento do indivíduo com deficiência intelectual e a interação como estratégia de conhecimento. A análi-se dos dados obtidos mediante a coleta de dados pelo Roteiro de Observação permitiu conclu-ir que, no contexto pesquisado, o processo interativo necessário para o desenvolvimento da aprendizagem da estudante deficiente intelectual participante da pesquisa acontece de forma plena. A professora promoveu as adaptações necessárias ao currículo e fez um atendimento individualizado quando necessário; além do mais, os demais estudantes da turma auxiliaram a estudante deficiente intelectual nas atividades desenvolvidas, o que muito contribuiu para o processo de aprendizagem da mesma. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons