Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Mírian Barbosa Tavares | - |
dc.contributor.author | Hilário, Márcia Regina | - |
dc.identifier.citation | HILÁRIO, Márcia Regina. As interações das crianças com deficiência em sala de aula: dificuldades e desafios. 2015. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar como ocorre a interação entre alunos com defi-ciência intelectual, seus colegas de turma e o professor da sala. Foi nossa intenção específica compreender que estratégias podem ser usadas na organização do trabalho pedagógico da sala de aula, que possam favorecer a interação aluno-aluno e aluno-professor no processo de de-senvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, usando como metodolo-gia a pesquisa de campo de cunho qualitativo. Para tanto, foi apresentada a Fundamentação teórica na qual procuramos discutir as políticas públicas que asseguram a pessoa com defici-ência o direito a educação, a importância dos processos interativos no desenvolvimento do indivíduo com deficiência intelectual e a interação como estratégia de conhecimento. A análi-se dos dados obtidos mediante a coleta de dados pelo Roteiro de Observação permitiu conclu-ir que, no contexto pesquisado, o processo interativo necessário para o desenvolvimento da aprendizagem da estudante deficiente intelectual participante da pesquisa acontece de forma plena. A professora promoveu as adaptações necessárias ao currículo e fez um atendimento individualizado quando necessário; além do mais, os demais estudantes da turma auxiliaram a estudante deficiente intelectual nas atividades desenvolvidas, o que muito contribuiu para o processo de aprendizagem da mesma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficientes mentais - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de interação em educação | pt_BR |
dc.title | As interações das crianças com deficiência em sala de aula : dificuldades e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:45:42Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:45:42Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15825 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|