Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarciaDosSantosMunizFarias_tcc.pdf606,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desmistificando e identificando o aluno com altas habilidades / superdotação
Autor(es): Farias, Marcia dos Santos Muniz
Orientador(es): Carlucci, Ana Paula
Assunto: Inclusão escolar
Crianças superdotadas - educação
Superdotados
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: FARIAS, Marcia dos Santos Muniz. Desmistificando e identificando o aluno com altas habilidades / superdotação. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O campo das Altas Habilidades/Superdotação é uma área que vem sendo bastante estudada no município de Cruzeiro do Sul, de forma que aos poucos vem conquistando seu espaço. Por se tratar de um tema bastante debatido, estranha-se o fato de o mesmo ainda se encontrar repleto de ideias errôneas e mitos, como por exemplo a referência ao aluno gênio, que interferem em seu significado. A presente pesquisa concebe as altas habilidades/superdotação não com “deficiências”, mas com “eficiências”. Com isto em foco, objetivamos esclarecer pensamentos errados sobre o tema e conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no município para atender a esta clientela. Participaram do estudo três profissionais da educação. Para construção das informações realizamos entrevista em grupo. Para análise das informações, realizamos registros da entrevista, por meio de anotações escritas do ocorrido na entrevista. Os resultados demonstraram o quanto os mitos ainda destoam o sentido científico das Altas Habilidades e o quanto é importante a capacitação de profissionais que identifiquem e valorizem estes talentos para que os alunos tenham um melhor desenvolvimento no processo de aprendizado. Concluímos que a pesquisa proporcionou um olhar diferenciado para as Altas Habilidades/Superdotação, refletindo e quebrando os mitos que o cerca, e conhecendo características importantes desta clientela. Dessa forma, espera-se que os alunos “superdotados” também sejam abraçados pela inclusão, de forma que suas necessidades sejam atendidas e que seus talentos aflorem e brilhem a cada dia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons