Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarciaDosSantosMunizFarias_tcc.pdf606,19 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarlucci, Ana Paula-
dc.contributor.authorFarias, Marcia dos Santos Muniz-
dc.identifier.citationFARIAS, Marcia dos Santos Muniz. Desmistificando e identificando o aluno com altas habilidades / superdotação. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO campo das Altas Habilidades/Superdotação é uma área que vem sendo bastante estudada no município de Cruzeiro do Sul, de forma que aos poucos vem conquistando seu espaço. Por se tratar de um tema bastante debatido, estranha-se o fato de o mesmo ainda se encontrar repleto de ideias errôneas e mitos, como por exemplo a referência ao aluno gênio, que interferem em seu significado. A presente pesquisa concebe as altas habilidades/superdotação não com “deficiências”, mas com “eficiências”. Com isto em foco, objetivamos esclarecer pensamentos errados sobre o tema e conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no município para atender a esta clientela. Participaram do estudo três profissionais da educação. Para construção das informações realizamos entrevista em grupo. Para análise das informações, realizamos registros da entrevista, por meio de anotações escritas do ocorrido na entrevista. Os resultados demonstraram o quanto os mitos ainda destoam o sentido científico das Altas Habilidades e o quanto é importante a capacitação de profissionais que identifiquem e valorizem estes talentos para que os alunos tenham um melhor desenvolvimento no processo de aprendizado. Concluímos que a pesquisa proporcionou um olhar diferenciado para as Altas Habilidades/Superdotação, refletindo e quebrando os mitos que o cerca, e conhecendo características importantes desta clientela. Dessa forma, espera-se que os alunos “superdotados” também sejam abraçados pela inclusão, de forma que suas necessidades sejam atendidas e que seus talentos aflorem e brilhem a cada dia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordCrianças superdotadas - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuperdotadospt_BR
dc.titleDesmistificando e identificando o aluno com altas habilidades / superdotaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T10:44:48Z-
dc.date.available2017-01-26T10:44:48Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15824-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons