Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarciaAMontanhaGranato_tcc.pdf465,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola : desafios e perspectivas
Autor(es): Granato, Márcia Aparecida de Sousa Montanha
Orientador(es): Rossato, Maristela
Martins, Luiz Roberto Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Deficientes mentais - educação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 28-Dez-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: GRANATO, Márcia Aparecida de Sousa Montanha. A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola: desafios e perspectivas. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015.
Resumo: O tema pesquisado foi à percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão doa alunos com NEE na escola, desafios e perspectivas. O presente trabalho teve por finalidade estudar o processo de inclusão, numa escola regular no município de Ipatinga MG, observando e analisando a percepção e o olhar dos docentes e das famílias dos alunos com NEE. Para a produção de dados foi utilizada entrevistas, aplicadas ao grupo de quatro docentes que atuam com crianças com deficiência intelectual e quatro familiares. Pensar na educação inclusiva requer mudanças na maneira de ensinar e aprender. É repensar a prática pedagógica pautada no respeito e na valorização das diferenças. Criando espaços, estratégias de ensino, adaptações curriculares, modos alternativos de aprendizagem, percebendo que o ser humano se desenvolve singularmente e unicamente por meio de suas interações e relações estabelecidas com o meio sociocultural ao qual está inserido. Portanto falar em educação inclusiva é falar do professor como mediador do processo, que estimula que motiva e cria condições e um ambiente favorável à aprendizagem. Para o embasamento teórico fez-se o estudo de vários autores, como Kelman [et al] (2010), Mantoan (2004,2006), Maciel e Raposo (2010) dentre outros.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons