Título: | A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola : desafios e perspectivas |
Autor(es): | Granato, Márcia Aparecida de Sousa Montanha |
Orientador(es): | Rossato, Maristela Martins, Luiz Roberto Rodrigues |
Assunto: | Educação inclusiva Deficientes mentais - educação Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 28-Dez-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | GRANATO, Márcia Aparecida de Sousa Montanha. A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola: desafios e perspectivas. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015. |
Resumo: | O tema pesquisado foi à percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão doa alunos com NEE na escola, desafios e perspectivas. O presente trabalho teve por finalidade estudar o processo de inclusão, numa escola regular no município de Ipatinga MG, observando e analisando a percepção e o olhar dos docentes e das famílias dos alunos com NEE. Para a produção de dados foi utilizada entrevistas, aplicadas ao grupo de quatro docentes que atuam com crianças com deficiência intelectual e quatro familiares. Pensar na educação inclusiva requer mudanças na maneira de ensinar e aprender. É repensar a prática pedagógica pautada no respeito e na valorização das diferenças. Criando espaços, estratégias de ensino, adaptações curriculares, modos alternativos de aprendizagem, percebendo que o ser humano se desenvolve singularmente e unicamente por meio de suas interações e relações estabelecidas com o meio sociocultural ao qual está inserido. Portanto falar em educação inclusiva é falar do professor como mediador do processo, que estimula que motiva e cria condições e um ambiente favorável à aprendizagem. Para o embasamento teórico fez-se o estudo de vários autores, como Kelman [et al] (2010), Mantoan (2004,2006), Maciel e Raposo (2010) dentre outros. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|