Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.advisor | Martins, Luiz Roberto Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Granato, Márcia Aparecida de Sousa Montanha | - |
dc.identifier.citation | GRANATO, Márcia Aparecida de Sousa Montanha. A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola: desafios e perspectivas. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema pesquisado foi à percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão doa alunos com NEE na escola, desafios e perspectivas. O presente trabalho teve por finalidade estudar o processo de inclusão, numa escola regular no município de Ipatinga MG, observando e analisando a percepção e o olhar dos docentes e das famílias dos alunos com NEE. Para a produção de dados foi utilizada entrevistas, aplicadas ao grupo de quatro docentes que atuam com crianças com deficiência intelectual e quatro familiares. Pensar na educação inclusiva requer mudanças na maneira de ensinar e aprender. É repensar a prática pedagógica pautada no respeito e na valorização das diferenças. Criando espaços, estratégias de ensino, adaptações curriculares, modos alternativos de aprendizagem, percebendo que o ser humano se desenvolve singularmente e unicamente por meio de suas interações e relações estabelecidas com o meio sociocultural ao qual está inserido. Portanto falar em educação inclusiva é falar do professor como mediador do processo, que estimula que motiva e cria condições e um ambiente favorável à aprendizagem. Para o embasamento teórico fez-se o estudo de vários autores, como Kelman [et al] (2010), Mantoan (2004,2006), Maciel e Raposo (2010) dentre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficientes mentais - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola : desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:42:21Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:42:21Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15823 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|