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2015_MarciaAMontanhaGranato_tcc.pdf465,84 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.advisorMartins, Luiz Roberto Rodrigues-
dc.contributor.authorGranato, Márcia Aparecida de Sousa Montanha-
dc.identifier.citationGRANATO, Márcia Aparecida de Sousa Montanha. A percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola: desafios e perspectivas. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO tema pesquisado foi à percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão doa alunos com NEE na escola, desafios e perspectivas. O presente trabalho teve por finalidade estudar o processo de inclusão, numa escola regular no município de Ipatinga MG, observando e analisando a percepção e o olhar dos docentes e das famílias dos alunos com NEE. Para a produção de dados foi utilizada entrevistas, aplicadas ao grupo de quatro docentes que atuam com crianças com deficiência intelectual e quatro familiares. Pensar na educação inclusiva requer mudanças na maneira de ensinar e aprender. É repensar a prática pedagógica pautada no respeito e na valorização das diferenças. Criando espaços, estratégias de ensino, adaptações curriculares, modos alternativos de aprendizagem, percebendo que o ser humano se desenvolve singularmente e unicamente por meio de suas interações e relações estabelecidas com o meio sociocultural ao qual está inserido. Portanto falar em educação inclusiva é falar do professor como mediador do processo, que estimula que motiva e cria condições e um ambiente favorável à aprendizagem. Para o embasamento teórico fez-se o estudo de vários autores, como Kelman [et al] (2010), Mantoan (2004,2006), Maciel e Raposo (2010) dentre outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleA percepção dos docentes e das famílias em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE na escola : desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T10:42:21Z-
dc.date.available2017-01-26T10:42:21Z-
dc.date.submitted2015-12-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15823-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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