Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcelaAlvesMartins_tcc.pdf552,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas
Autor(es): Martins, Marcela Alves
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: MARTINS, Marcela Alves. Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas. 2015. 36 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esse estudo teve por objetivo compreender de que forma a acessibilidade pedagógica vem se desenvolvendo nas práticas educacionais, de maneira que possa contribuir para a inclusão dos alunos com deficiência, favorecendo o seu desenvolvimento e aprendizagem. Foi aplicado um questionário com professores do ensino fundamental da rede Municipal da Cidade de Barretos - SP. A análise foi realizada com base nos conceitos apresentados pela fundamentação teórica com gráficos comparativos e transcrição na íntegra das respostas dos questionários. Os resultados demonstram que os professores abordam, sobremaneira, a necessidade de formações capazes de orientá-los sobre os recursos de acessibilidade a serem utilizados em suas práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Em suas contribuições verifica-se a dificuldade em compreender a importância de práticas pedagógicas acessíveis para a inclusão qualitativa dos alunos com deficiência, bem como a conceituação adequada da perspectiva inclusiva. Faz-se necessário intensificar a interlocução entre especialistas e professores da sala regular, para um planejamento educativo inclusivo com acessibilidade pedagógica nas práticas educativas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons