Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcelaAlvesMartins_tcc.pdf552,33 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRaposo, Mírian Barbosa Tavares-
dc.contributor.authorMartins, Marcela Alves-
dc.identifier.citationMARTINS, Marcela Alves. Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas. 2015. 36 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo teve por objetivo compreender de que forma a acessibilidade pedagógica vem se desenvolvendo nas práticas educacionais, de maneira que possa contribuir para a inclusão dos alunos com deficiência, favorecendo o seu desenvolvimento e aprendizagem. Foi aplicado um questionário com professores do ensino fundamental da rede Municipal da Cidade de Barretos - SP. A análise foi realizada com base nos conceitos apresentados pela fundamentação teórica com gráficos comparativos e transcrição na íntegra das respostas dos questionários. Os resultados demonstram que os professores abordam, sobremaneira, a necessidade de formações capazes de orientá-los sobre os recursos de acessibilidade a serem utilizados em suas práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Em suas contribuições verifica-se a dificuldade em compreender a importância de práticas pedagógicas acessíveis para a inclusão qualitativa dos alunos com deficiência, bem como a conceituação adequada da perspectiva inclusiva. Faz-se necessário intensificar a interlocução entre especialistas e professores da sala regular, para um planejamento educativo inclusivo com acessibilidade pedagógica nas práticas educativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação especialpt_BR
dc.titleInclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T10:41:27Z-
dc.date.available2017-01-26T10:41:27Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15822-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons