Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Mírian Barbosa Tavares | - |
dc.contributor.author | Martins, Marcela Alves | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marcela Alves. Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas. 2015. 36 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo teve por objetivo compreender de que forma a acessibilidade pedagógica vem se desenvolvendo nas práticas educacionais, de maneira que possa contribuir para a inclusão dos alunos com deficiência, favorecendo o seu desenvolvimento e aprendizagem. Foi aplicado um questionário com professores do ensino fundamental da rede Municipal da Cidade de Barretos - SP. A análise foi realizada com base nos conceitos apresentados pela fundamentação teórica com gráficos comparativos e transcrição na íntegra das respostas dos questionários. Os resultados demonstram que os professores abordam, sobremaneira, a necessidade de formações capazes de orientá-los sobre os recursos de acessibilidade a serem utilizados em suas práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Em suas contribuições verifica-se a dificuldade em compreender a importância de práticas pedagógicas acessíveis para a inclusão qualitativa dos alunos com deficiência, bem como a conceituação adequada da perspectiva inclusiva. Faz-se necessário intensificar a interlocução entre especialistas e professores da sala regular, para um planejamento educativo inclusivo com acessibilidade pedagógica nas práticas educativas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.title | Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:41:27Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:41:27Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15822 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|