Título: | Família e escola em parceria na inclusão do aluno com Síndrome de Down |
Autor(es): | Andrade, Nely Maria Pereira |
Orientador(es): | Rossato, Maristela Martins, Luiz Roberto Rodrigues |
Assunto: | Educação inclusiva Down, Síndrome de Atendimento educacional especializado |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | ANDRADE, Nely Maria Pereira. Família e escola em parceria na inclusão do aluno com Síndrome de Down. 2015. 46 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente Monografia objetivou a realização de um trabalho de pesquisa envolvendo o conhecimento a respeito da Inclusão e Direitos Humanos e o estudo de caso de um aluno com Síndrome de Down, matriculado em uma escola pública, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. Partindo da constatação de que a parceria com a família é relevante no processo de ensino e que a escola precisa promover a inclusão de forma significativa, o motivo gerador desta pesquisa foi a observação da ausência da família na escola e da necessidade de conhecer os mecanismos que contribuem para que o aluno seja, de fato, incluso. Neste contexto estruturou-se um estudo a partir da trajetória da inclusão no Brasil, das particularidades da Síndrome de Down, do funcionamento do Programa de Atendimento Educacional na Escola – AEE, com intuito de compreender a relevância da participação da família na viabilização do processo da inclusão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise de documentos do aluno, relato oral da Professora regente, por observação do aluno no ambiente escolar e familiar e pelas concessões de entrevistas realizadas com a mãe, com a Professora da Sala de Recursos Multifuncionais e com a Coordenadora do AEE (Atendimento Educacional Especializado). É possível concluir que a família é uma importante aliada no desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down e que a escola deve promover recursos que promovam essa parceria. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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