Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.advisor | Martins, Luiz Roberto Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Andrade, Nely Maria Pereira | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Nely Maria Pereira. Família e escola em parceria na inclusão do aluno com Síndrome de Down. 2015. 46 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Monografia objetivou a realização de um trabalho de pesquisa envolvendo o conhecimento a respeito da Inclusão e Direitos Humanos e o estudo de caso de um aluno com Síndrome de Down, matriculado em uma escola pública, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. Partindo da constatação de que a parceria com a família é relevante no processo de ensino e que a escola precisa promover a inclusão de forma significativa, o motivo gerador desta pesquisa foi a observação da ausência da família na escola e da necessidade de conhecer os mecanismos que contribuem para que o aluno seja, de fato, incluso. Neste contexto estruturou-se um estudo a partir da trajetória da inclusão no Brasil, das particularidades da Síndrome de Down, do funcionamento do Programa de Atendimento Educacional na Escola – AEE, com intuito de compreender a relevância da participação da família na viabilização do processo da inclusão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise de documentos do aluno, relato oral da Professora regente, por observação do aluno no ambiente escolar e familiar e pelas concessões de entrevistas realizadas com a mãe, com a Professora da Sala de Recursos Multifuncionais e com a Coordenadora do AEE (Atendimento Educacional Especializado). É possível concluir que a família é uma importante aliada no desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down e que a escola deve promover recursos que promovam essa parceria. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | Família e escola em parceria na inclusão do aluno com Síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T10:36:27Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T10:36:27Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15819 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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