Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilvaneOliveiraDias_tcc.pdf572,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down : um olhar diferenciado diante de múltiplos saberes
Autor(es): Dias, Silvane Oliveira
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Down, Síndrome de
Aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: DIAS, Silvane Oliveira. Avaliação da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down: um olhar diferenciado diante de múltiplos saberes. 2015. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é investigar e refletir sobre os instrumentos metodológicos necessários colocados em prática na sala de aula e nos demais ambientes da escola para avaliar o ensino-aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down na escola regular. A investigação foi possível a partir de estudos reflexivos de vários autores sobre o tema pesquisado e de uma análise documental após ouvir 3 professores do 1º ano da referida escola. Isso se deu através de entrevista, bem como outros momentos de observação da aluna com Síndrome de Down em sala de aula e na sala de recurso multifuncional (SRM) do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados destacam a relevância do processo de avaliação e as intervenções pedagógicas voltadas para a aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, inseridos na rede regular de ensino. Além disso, para que o processo de aprendizagem ocorra com resultados satisfatórios é fundamental utilizar estratégias e instrumentos diferenciados que considerem as particularidades de cada aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons