Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15815
Título: | Avaliação da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down : um olhar diferenciado diante de múltiplos saberes |
Autor(es): | Dias, Silvane Oliveira |
Orientador(es): | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Assunto: | Down, Síndrome de Aprendizagem Aprendizagem - avaliação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Jan-2017 |
Referência: | DIAS, Silvane Oliveira. Avaliação da aprendizagem de alunos com Síndrome de Down: um olhar diferenciado diante de múltiplos saberes. 2015. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é investigar e refletir sobre os instrumentos metodológicos necessários colocados em prática na sala de aula e nos demais ambientes da escola para avaliar o ensino-aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down na escola regular. A investigação foi possível a partir de estudos reflexivos de vários autores sobre o tema pesquisado e de uma análise documental após ouvir 3 professores do 1º ano da referida escola. Isso se deu através de entrevista, bem como outros momentos de observação da aluna com Síndrome de Down em sala de aula e na sala de recurso multifuncional (SRM) do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados destacam a relevância do processo de avaliação e as intervenções pedagógicas voltadas para a aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, inseridos na rede regular de ensino. Além disso, para que o processo de aprendizagem ocorra com resultados satisfatórios é fundamental utilizar estratégias e instrumentos diferenciados que considerem as particularidades de cada aluno. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons