Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SimoneCandidoDosSantos_tcc.pdf499,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores de stress frente ao ensino inclusivo
Autor(es): Santos, Simone Candido dos
Orientador(es): Teperino, Ana Paula Pertussati
Assunto: Educação inclusiva
Professores - stress ocupacional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: SANTOS, Simone Candido dos. Indicadores de stress frente ao ensino inclusivo. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A Educação Inclusiva ainda passa por um processo de implantação efetiva, pois sabemos que as garantias obtidas nas leis até a atualidade representam grandes avanços, porém na prática existem vários fatores que podem dificultar o trabalho dos profissionais envolvidos com a mesma. Dentre estes obstáculos a serem superados, há a possibilidade do stress causado em professores, sendo o objetivo principal desta pesquisa o de identificar os principais fatores que influenciam o nível de stress dos professores. Caracterizado como pesquisa quali-quantitativa, todos os resultados foram obtidos através das observações realizadas em sala de aula e dos questionários aplicados para os professores regentes. Foram entrevistados onze professores regentes. De acordo com os questionários 27% dos professores apresentam fatores que indicam stress, sendo que 61% dos professores afirmaram sentir-se nervoso ou estressado no trabalho. Dentre os resultados apresentados, acredita-se que os fatores que mais contribuem para o stress dos professores regentes sejam a falta de comprometimento dos alunos e dos pais ou responsáveis.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons