Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15810
Título: | A avaliação de um professor da rede pública de ensino de Carinhanha sobre a inclusão escolar do estudante surdo |
Autor(es): | Jesus, Lucinete Pereira de |
Orientador(es): | Fernandes Neto, Erivaldo |
Assunto: | Inclusão escolar Inclusão social Pessoas com deficiência Surdos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Jan-2017 |
Referência: | JESUS, Lucinete Pereira de. A avaliação de um professor da rede pública de ensino de Carinhanha sobre a inclusão escolar do estudante surdo. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasilia, 2015. |
Resumo: | Esta monografia trata de questões relacionadas à inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo por tema central: As necessidades dos professores, a necessidade dos alunos: a realidade dos apoios disponíveis aos professores que trabalham com estudantes surdos em Carinhanha. Como pressuposto teórico destaca-se, a teoria de base da política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que entre outros autores aborda principalmente a obra da pesquisadora Maria Teresa Égler Montaon, que defende a inclusão irrestrita da pessoa com deficiência em salas de aula do ensino comum. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e compreender o processo de inclusão dos alunos surdos tentando gerar indicadores qualitativos sobre inclusão escolar destas pessoas. Para isto, foram realizadas visitas em escolas da rede municipal, das quais rederam protocolos de observação e relatórios de entrevistas que envolveram os estudantes surdos, seus professores e familiares. Os dados levantados foram analisados conforme bibliografia previamente selecionada conforme os objetivos propostos. Com esta pesquisa foi possível perceber que a inclusão da certo e está caminhando sempre para alcançar êxito, mas, infelizmente, ainda existem muitas dificuldades que precisam ser vencidas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons