Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucinetePereiraDeJesus_tcc.pdf439,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes Neto, Erivaldo-
dc.contributor.authorJesus, Lucinete Pereira de-
dc.identifier.citationJESUS, Lucinete Pereira de. A avaliação de um professor da rede pública de ensino de Carinhanha sobre a inclusão escolar do estudante surdo. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasilia, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia trata de questões relacionadas à inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo por tema central: As necessidades dos professores, a necessidade dos alunos: a realidade dos apoios disponíveis aos professores que trabalham com estudantes surdos em Carinhanha. Como pressuposto teórico destaca-se, a teoria de base da política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que entre outros autores aborda principalmente a obra da pesquisadora Maria Teresa Égler Montaon, que defende a inclusão irrestrita da pessoa com deficiência em salas de aula do ensino comum. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e compreender o processo de inclusão dos alunos surdos tentando gerar indicadores qualitativos sobre inclusão escolar destas pessoas. Para isto, foram realizadas visitas em escolas da rede municipal, das quais rederam protocolos de observação e relatórios de entrevistas que envolveram os estudantes surdos, seus professores e familiares. Os dados levantados foram analisados conforme bibliografia previamente selecionada conforme os objetivos propostos. Com esta pesquisa foi possível perceber que a inclusão da certo e está caminhando sempre para alcançar êxito, mas, infelizmente, ainda existem muitas dificuldades que precisam ser vencidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.titleA avaliação de um professor da rede pública de ensino de Carinhanha sobre a inclusão escolar do estudante surdopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-20T16:20:28Z-
dc.date.available2017-01-20T16:20:28Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15810-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons