Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucinetePereiraDeJesus_tcc.pdf439,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação de um professor da rede pública de ensino de Carinhanha sobre a inclusão escolar do estudante surdo
Autor(es): Jesus, Lucinete Pereira de
Orientador(es): Fernandes Neto, Erivaldo
Assunto: Inclusão escolar
Inclusão social
Deficientes
Surdos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: JESUS, Lucinete Pereira de. A avaliação de um professor da rede pública de ensino de Carinhanha sobre a inclusão escolar do estudante surdo. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasilia, 2015.
Resumo: Esta monografia trata de questões relacionadas à inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo por tema central: As necessidades dos professores, a necessidade dos alunos: a realidade dos apoios disponíveis aos professores que trabalham com estudantes surdos em Carinhanha. Como pressuposto teórico destaca-se, a teoria de base da política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que entre outros autores aborda principalmente a obra da pesquisadora Maria Teresa Égler Montaon, que defende a inclusão irrestrita da pessoa com deficiência em salas de aula do ensino comum. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e compreender o processo de inclusão dos alunos surdos tentando gerar indicadores qualitativos sobre inclusão escolar destas pessoas. Para isto, foram realizadas visitas em escolas da rede municipal, das quais rederam protocolos de observação e relatórios de entrevistas que envolveram os estudantes surdos, seus professores e familiares. Os dados levantados foram analisados conforme bibliografia previamente selecionada conforme os objetivos propostos. Com esta pesquisa foi possível perceber que a inclusão da certo e está caminhando sempre para alcançar êxito, mas, infelizmente, ainda existem muitas dificuldades que precisam ser vencidas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons