Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15809
Título: | O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos surdos no ensino fundamental de uma escola de Cruzeiro do Sul |
Autor(es): | Costa, Luciana de Oliveira |
Orientador(es): | Carlucci, Ana Paula |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Surdos - educação Estudantes com necessidades educativas especiais Educação especial |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Jan-2017 |
Referência: | COSTA, Luciana de Oliveira. O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos surdos no ensino fundamental de uma escola de Cruzeiro do Sul. 2015. vi, 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2015. |
Resumo: | O presente estudo está voltado ao processo de avaliação da aprendizagem dos alunos surdos no ensino fundamental de uma escola em Cruzeiro do Sul-Acre, considerando suas inquietações e expectativas no ensino fundamental, em torno das dificuldades e limitações trazidas tanto pelos educandos como pelo educador. Tem como objetivos: Verificar as estratégias e recursos de avaliação utilizadas pelos professores na aprendizagem dos alunos surdos no Ensino regular; Identificar as principais metodologias utilizadas na avaliação de alunos surdos no ensino regular; Verificar as principais dificuldades de avaliação da aprendizagem dos alunos surdos; Compreender a relação entre professor e alunos e as dificuldades encontradas pelos professores. A metodologia constitui-se principalmente por aplicação de uma entrevista escrita a professores regentes que tem trabalham no ensino regular.
Através desta pesquisa foi possível identificar as principais metodologias utilizadas pelos professores para avaliação dos alunos surdos e as principais dificuldades encontradas pelos professores neste processo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons