Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LilianeSilvaMedeiros_tcc.pdf469,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições do ensino de artes para a inclusão de alunos com necessidades especiais
Autor(es): Maia, Liliane Silva Medeiros
Orientador(es): Rossato, Maristela
Martins, Luiz Roberto Rodrigues
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: MAIA, Liliane Silva Medeiros. Contribuições do ensino de artes para a inclusão de alunos com necessidades especiais. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo, através de uma revisão literária, discorrer sobre as contribuições do ensino de artes para o processo de inclusão e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Trata-se de um estudo qualitativo, por meio de literatura pertinente ao tema. Foram pesquisados autores que abordam o Desenvolvimento destes alunos, o ensino de artes e os alunos com necessidades especiais. É abordada a atuação do professor de artes diante de um processo investigativo de aprendizagem nos alunos com necessidades especiais e os recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento comportamental e cognitivo desses adolescentes. Recursos esses apresentados e descritos como atividades artísticas desenvolvidas na escola que tem como objetivo analisar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. As habilidades artísticas auxiliam alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento ajudando o chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível. Isto inclui ajudá-lo a compreender o mundo que o cerca por meio de habilidades de comunicação que lhe permitam relacionar-se com outras pessoas, e com o mundo. Desta forma compreende-se que o ensino de Artes contribui para a inclusão no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos com necessidades especiais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons