Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.advisor | Martins, Luiz Roberto Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Maia, Liliane Silva Medeiros | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Liliane Silva Medeiros. Contribuições do ensino de artes para a inclusão de alunos com necessidades especiais. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo, através de uma revisão literária, discorrer sobre as contribuições do ensino de artes para o processo de inclusão e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Trata-se de um estudo qualitativo, por meio de literatura pertinente ao tema. Foram pesquisados autores que abordam o Desenvolvimento destes alunos, o ensino de artes e os alunos com necessidades especiais. É abordada a atuação do professor de artes diante de um processo investigativo de aprendizagem nos alunos com necessidades especiais e os recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento comportamental e cognitivo desses adolescentes. Recursos esses apresentados e descritos como atividades artísticas desenvolvidas na escola que tem como objetivo analisar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. As habilidades artísticas auxiliam alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento ajudando o chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível. Isto inclui ajudá-lo a compreender o mundo que o cerca por meio de habilidades de comunicação que lhe permitam relacionar-se com outras pessoas, e com o mundo. Desta forma compreende-se que o ensino de Artes contribui para a inclusão no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Contribuições do ensino de artes para a inclusão de alunos com necessidades especiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T17:07:22Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T17:07:22Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15793 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|