Título: | Inclusão de alunos com deficiência na escola regular |
Autor(es): | Melo, Kelly Aparecida Mani de |
Orientador(es): | Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel |
Assunto: | Educação especial Inclusão escolar Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 18-Jan-2017 |
Referência: | MELO, Kelly Aparecida Mani de. Inclusão de alunos com deficiência na escola regular. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa apresentou como objetivo conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Justifica-se, inicialmente, por promover a composição de um conhecimento científico acerca do tema, a partir do método qualitativo de pesquisa. Participaram uma supervisora pedagógica e uma professora de uma escola pública. O trabalho foi desenvolvimento em uma escola da rede pública do Estado de Minas Gerais que possui sala de recursos e alunos com deficiência matriculados na rede regular. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado na coleta de dados. Os resultados da pesquisa revelaram que o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ainda não está consolidado na escola investigada devido à escassez de recursos materiais, pedagógicos e acessibilidade. Os dados mostram que a inclusão parece ampliar a autonomia, a interdisciplinaridade e a multiplicidade na construção do conhecimento. Segundo as colaboradoras as políticas de inclusão são inócuas e precisam ser efetivadas pelas instituições e pela sociedade para que possam garantir os direitos dos alunos especiais. A pesquisa revelou que a adaptação dos alunos especiais depende em grande parte das adaptações da infra-estrutura, dos recursos materiais, didáticos, do comportamento e aceitação da comunidade escolar para com esses alunos, tornando o ambiente apto para acolhê-los. As colaboradoras ressaltaram, ainda, que são indispensáveis alterações no planejamento, nos objetivos, nas atividades e formas de avaliação além da adoção de métodos lúdicos para facilitarem a compreensão dos conteúdos Os dados permitem concluir que apesar dos desafios, a inclusão na escola pesquisada abriu a percepção de todos para o valor e importância da diversidade como fonte de desenvolvimento mútuo e respeito às diferenças. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|