Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JucianeA.AndradePereira_tcc.pdf179,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar
Autor(es): Pereira, Juciane Aparecida Andrade
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Educação de crianças
Disciplina da criança
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: PEREIRA, Juciane Aparecida Andrade. A inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: É comum encontrarmos nas salas de aula das nossas escolas, alunos diagnosticados com TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A maioria desses alunos apresenta comportamentos indisciplinados e rendimento escolar abaixo do esperado. Portanto, o objetivo desse trabalho de pesquisa foi analisar alternativas pedagógicas que possibilitem um melhor desenvolvimento do processo de aprendizagem desses alunos. A metodologia aplicada para a realização desta pesquisa consistiu em uma coleta de dados através da realização de observações do ambiente escolar, entrevistas semiestruturadas com professores e mães de alunos utilizando gravações em áudio e caderno de campo. Os principais resultados alcançados foram que os alunos com TDAH são recebidos na escola, mas sem nenhuma metodologia que contribua efetivamente para seu desenvolvimento. São colocados em salas de aula cheias, sem acompanhamento psicopedagógico. Falta orientação para as famílias e capacitação para os professores. Os medicamentos mesmo apresentando efeitos colaterais, são usados como a principal alternativa para o desenvolvimento dessas crianças. A conclusão geral é que alguns professores tentam dentro de suas possibilidades adotar alternativas pedagógicas que viabilizem o melhor desenvolvimento da aprendizagem para esses alunos, mas muito mais precisaria ser feito. Mesmo tendo consciência dos efeitos colaterais e dos prejuízos provocados pela Ritalina, pais e professores ainda a veem como aliada para a melhora do comportamento e da aprendizagem dessas crianças.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons