Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santana, Raquel Soares de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Juciane Aparecida Andrade | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Juciane Aparecida Andrade. A inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | É comum encontrarmos nas salas de aula das nossas escolas, alunos diagnosticados com
TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A maioria desses alunos
apresenta comportamentos indisciplinados e rendimento escolar abaixo do esperado. Portanto,
o objetivo desse trabalho de pesquisa foi analisar alternativas pedagógicas que possibilitem
um melhor desenvolvimento do processo de aprendizagem desses alunos. A metodologia
aplicada para a realização desta pesquisa consistiu em uma coleta de dados através da
realização de observações do ambiente escolar, entrevistas semiestruturadas com professores
e mães de alunos utilizando gravações em áudio e caderno de campo. Os principais resultados
alcançados foram que os alunos com TDAH são recebidos na escola, mas sem nenhuma
metodologia que contribua efetivamente para seu desenvolvimento. São colocados em salas
de aula cheias, sem acompanhamento psicopedagógico. Falta orientação para as famílias e
capacitação para os professores. Os medicamentos mesmo apresentando efeitos colaterais, são
usados como a principal alternativa para o desenvolvimento dessas crianças. A conclusão
geral é que alguns professores tentam dentro de suas possibilidades adotar alternativas
pedagógicas que viabilizem o melhor desenvolvimento da aprendizagem para esses alunos,
mas muito mais precisaria ser feito. Mesmo tendo consciência dos efeitos colaterais e dos
prejuízos provocados pela Ritalina, pais e professores ainda a veem como aliada para a
melhora do comportamento e da aprendizagem dessas crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplina da criança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.title | A inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T10:49:16Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T10:49:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15780 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|