Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JovelinaVieiraLimaNeta_tcc.pdf629,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escolarização e fatores que contribuem para inclusão escolar : um estudo de caso
Autor(es): Lima Neta, Jovelina Vieira
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Educação de crianças
Distúrbios da aprendizagem
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: LIMA NETA, Jovelina Vieira. Escolarização e fatores que contribuem para inclusão escolar: um estudo de caso. 2015. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que conjugou observação, entrevistas e estudo bibliográfico focados na investigação do fenômeno da educação inclusiva com o objetivo de investigar o histórico escolar de um aluno com dificuldade de aprendizagem buscando compreender os fatores que implicaram em sua inclusão/exclusão escolar a partir da Perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, foi investigado o processo educacional de um aluno com queixa de dificuldade de aprendizagem, foi feita a análise de dados escolares e relatórios em três escolas de onde o aluno é oriundo. A realização das entrevistas foi feita com a colaboração de três professoras dos anos anteriores com as quais o aluno estudou, com a mãe do aluno e com o próprio aluno. Também foram obtidas informações escolares desse aluno através da análise dos relatórios docentes e dos históricos escolares. Todos os dados auxiliaram na compreensão e apresentação dos resultados onde foram analisados elementos e os fatores que possam ter contribuído com a exclusão do aluno frente às suas dificuldades de aprendizagens diante, bem como apresentando elementos relevantes sobre o tema apresentado. Como referencial teórico foram utilizadas obras, tais como: Manica e Machado (2012), Sacristán (1997), Mantoan (1988), Dessen e Polonia (2007 ). A pesquisa trouxe como resultados o fato de perceber que o processo de escolarização do estudante apresentou algumas fragilidades, tais como atenção às dificuldades iniciais que o aluno apresentava e viabilização de estratégias e ensino que lhe possibilitassem superação de tais dificuldades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons