Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Geane de Jesus | - |
dc.contributor.author | Lima Neta, Jovelina Vieira | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETA, Jovelina Vieira. Escolarização e fatores que contribuem para inclusão escolar: um estudo de caso. 2015. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que conjugou observação, entrevistas e estudo bibliográfico focados na investigação do fenômeno da educação inclusiva com o objetivo de investigar o histórico escolar de um aluno com dificuldade de aprendizagem buscando compreender os fatores que implicaram em sua inclusão/exclusão escolar a partir da Perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, foi investigado o processo educacional de um aluno com queixa de dificuldade de aprendizagem, foi feita a análise de dados escolares e relatórios em três escolas de onde o aluno é oriundo. A realização das entrevistas foi feita com a colaboração de três professoras dos anos anteriores com as quais o aluno estudou, com a mãe do aluno e com o próprio aluno. Também foram obtidas informações escolares desse aluno através da análise dos relatórios docentes e dos históricos escolares. Todos os dados auxiliaram na compreensão e apresentação dos resultados onde foram analisados elementos e os fatores que possam ter contribuído com a exclusão do aluno frente às suas dificuldades de aprendizagens diante, bem como apresentando elementos relevantes sobre o tema apresentado. Como referencial teórico foram utilizadas obras, tais como: Manica e Machado (2012), Sacristán (1997), Mantoan (1988), Dessen e Polonia (2007 ). A pesquisa trouxe como resultados o fato de perceber que o processo de escolarização do estudante apresentou algumas fragilidades, tais como atenção às dificuldades iniciais que o aluno apresentava e viabilização de estratégias e ensino que lhe possibilitassem superação de tais dificuldades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Escolarização e fatores que contribuem para inclusão escolar : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T10:45:24Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T10:45:24Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15779 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|