Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AntonioPedroCardilloBittencourt_tcc.pdf14,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle de sistema de dois graus de liberdade com realimentação visual por meio de segmentação por cores em plataforma reconfigurável
Autor(es): Bittencourt, Antônio Pedro Cardillo
Orientador(es): Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Assunto: Visão por computador
Processamento de imagens
FPGAs (Field Programmable Gate Arrays)
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 17-Jan-2017
Referência: BITTENCOURT, Antônio Pedro Cardillo. Controle de sistema de dois graus de liberdade com realimentação visual por meio de segmentação por cores em plataforma reconfigurável. 2013. vii, 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma implementação reconfigurável de um sistema de segmentação por cores em espaço HSV, composto de tonalidade, saturação e brilho. Implementação esta que é comparada à de um sistema de segmentação por distância euclidiana no espaço RGB, composto de intensidades de vermelho, verde e azul. Com as informações da diferença da distância entre o centro da imagem e o centro do objeto obtidas a partir da segmentação, é feita uma interface entre a FPGA (arranjo de portas programável em campo) e um sistema mecânico e eletrônico capaz de alinhar a câmera extratora da imagem e o objeto de interesse.
Abstract: This paper presents a HSV(hue, saturation and value) color segmentation application implemented in a reconfigurable system. That strategy is compared to another responsible for a RGB(red, green and blue) color segmentation based on the euclidean distance computation. Analysing the the distance between the image center and object center it is possible to build an interface between the FPGA (field-programmable gate array) and the mechanical and electronic system capable of align the camera used to extract the images and object of interest.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons