Título: | A família e a escola no processo de inclusão de uma criança com dislexia |
Autor(es): | Silva, Jousi Queila Souza |
Orientador(es): | Gonzaga, Elen de Sousa |
Assunto: | Inclusão social Dislexia Família e escola |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Jousi Queila Souza. A família e a escola no processo de inclusão de uma criança com dislexia. 2015. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa realizada tem o objetivo de estudar a relação entre família e escola, e as atitudes que ambas devem tomar com relação à aprendizagem, ao desenvolvimento e à socialização da pessoa com necessidades educacionais especiais. Foram realizadas pesquisa de campo dentro de uma escola regular, entrevistas com a família, com a direção da escola, professores e observação direta de uma criança com dislexia, além disso, foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas. O estudo do caso de uma criança com dislexia trouxe a possibilidade de perceber que a família é fundamental para o sucesso na realização do trabalho com a inclusão e a escola precisa buscar essa aproximação, incluir não só o aluno, mas também a família no processo de desenvolvimento da criança. Portanto, através da pesquisa realizada foi possível também perceber as alternativas viáveis para que a inclusão aconteça realmente e que a família seja o apoio que a escola tanto necessita, estando dentro do que a legislação brasileira determina e orienta para a inclusão escolar. |
Abstract: | The research aims to study the relationship between family and school, and the attitudes that both should have towards the learning process, the development and the socialization of people with special educational needs. A field research within a regular school, interviews with the family, with the school management, teachers and direct observation of a child with dyslexia were carried out, also several literature searches were made. The case study of a child with dyslexia brought the possibility to realize that the family is fundamental for success in carrying out the work with inclusion and the school must pursue this approach including not only the student but also the family in the child’s development process. Therefore, through the survey it was possible to realize the viable alternatives to the inclusion really happen and that the family is the support that the school badly needs, being within what the Brazilian law determines and guides for school inclusion. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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