Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15756
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoscileideBeniciaDosSantosCarvalho_tcc.pdf417,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da formação de professores na escola inclusiva : estudo de caso da Escola Classe nº 64 de Ceilândia Sul-Brasília/DF
Autor(es): Carvalho, Joscileide Benícia dos Santos
Orientador(es): Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 21-Nov-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: CARVALHO, Joscileide Benícia dos Santos. A importância da formação de professores na escola inclusiva: estudo de caso da Escola Classe nº 64 de Ceilândia Sul-Brasília/DF. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Considerada como um dos pilares mestres na realização do processo da educação inclusiva, a formação continuada se revela, mais uma vez, como básica no programa, sustentando a ideia acima. Com base nessa premissa, esta pesquisa buscou identificar os principais obstáculos e avanços existentes nas práticas de ensino em sala de aula, discutindo possibilidades de investimento na formação continuada do professor docente e os novos desafios no âmbito da Educação Inclusiva. O objetivo maior foi investigar as mudanças na prática docente após o curso de formação continuada com foco na educação especial, buscando identificar como esses saberes têm contribuído para a prática pedagógica e para o crescimento profissional de professores atuantes na educação inclusiva.
Abstract: Considered as one of the important pillars in the realization of Inclusive Education process, the continuing formation course proves, once again, as basic in the program, supporting the idea above. Based on that premise, this research aimed to identify the main obstacles and advances in teaching practices in the classroom, discussing investment possibilities in the continuing education of teachers and new challenges in the framework of Inclusive Education. The main objective was to investigate the changes in teaching practice after the continuing formation course focused on special education in order to identify how this knowledge has contributed to the pedagogical practice and professional growth of teachers working in inclusive education.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons