Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoaoBatistaDeJesus_tcc.pdf513,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas educacionais e inclusão
Autor(es): Jesus, João Batista de
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Políticas educacionais
Inclusão social
Educação inclusiva
Políticas públicas
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: JESUS, João Batista de. Políticas públicas educacionais e inclusão. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo objetiva conhecer a percepção um gestor da aplicação das políticas públicas para a escola regular inclusiva. Assim, proporcionar uma reflexão acerca da inclusão escolar como processo de educação para a cidadania e promoção da vida humana. Buscou-se entender a importância da escola neste processo educativo, através da pesquisa e leitura de textos relacionados à Educação Especial e inclusão de modo geral para uma sociedade que tenha como valores, a honestidade e o bem comum. O método utilizado foi o qualitativo, estudo de caso. Participou do estudo um professor na função de diretor, com 48 anos de idade, tem 15 anos de formação profissional e está há 6 anos na direção da escola que atende 38 alunos com necessidades especiais. Utilizou para entrevista um questionário com perguntas abertas e fechadas, estruturado organizado em três partes: a primeira voltada para a identificação do participante, a segunda parte questões referentes a experiência com a inclusão e, por fim, buscou abordar a opinião do participante em relação a efetividade das políticas públicas no atendimento das demandas específicas do atendimento educacional especializado. Os dados foram obtidos em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal localizada na região administrativa de Planaltina. O critério de escolha da escola foi baseado na existência de matricula de estudantes com necessidades especiais e a existência de atendimento dos mesmos pela sala de recursos generalista. Os dados obtidos evidenciaram que na escola há sala de recursos generalista, com professores especializados na área, os professores regentes não possuem cursos específicos para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais, mas foram e são realizadas adequações curriculares e adaptações na estrutura física da escola para acolhimento de alunos que necessitam da mesma, a escola participante recebe materiais para que sejam realizados trabalhos diferenciados com os alunos, mas são insuficientes havendo necessidade de os professores os complementarem. Assim, os dados permitem concluir que ainda há muito a ser feito para o alcance da verdadeira inclusão que é pregada nas legislações referente a inclusão dos estudantes com deficiência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons