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dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorJesus, João Batista de-
dc.identifier.citationJESUS, João Batista de. Políticas públicas educacionais e inclusão. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva conhecer a percepção um gestor da aplicação das políticas públicas para a escola regular inclusiva. Assim, proporcionar uma reflexão acerca da inclusão escolar como processo de educação para a cidadania e promoção da vida humana. Buscou-se entender a importância da escola neste processo educativo, através da pesquisa e leitura de textos relacionados à Educação Especial e inclusão de modo geral para uma sociedade que tenha como valores, a honestidade e o bem comum. O método utilizado foi o qualitativo, estudo de caso. Participou do estudo um professor na função de diretor, com 48 anos de idade, tem 15 anos de formação profissional e está há 6 anos na direção da escola que atende 38 alunos com necessidades especiais. Utilizou para entrevista um questionário com perguntas abertas e fechadas, estruturado organizado em três partes: a primeira voltada para a identificação do participante, a segunda parte questões referentes a experiência com a inclusão e, por fim, buscou abordar a opinião do participante em relação a efetividade das políticas públicas no atendimento das demandas específicas do atendimento educacional especializado. Os dados foram obtidos em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal localizada na região administrativa de Planaltina. O critério de escolha da escola foi baseado na existência de matricula de estudantes com necessidades especiais e a existência de atendimento dos mesmos pela sala de recursos generalista. Os dados obtidos evidenciaram que na escola há sala de recursos generalista, com professores especializados na área, os professores regentes não possuem cursos específicos para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais, mas foram e são realizadas adequações curriculares e adaptações na estrutura física da escola para acolhimento de alunos que necessitam da mesma, a escola participante recebe materiais para que sejam realizados trabalhos diferenciados com os alunos, mas são insuficientes havendo necessidade de os professores os complementarem. Assim, os dados permitem concluir que ainda há muito a ser feito para o alcance da verdadeira inclusão que é pregada nas legislações referente a inclusão dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais e inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-16T20:13:12Z-
dc.date.available2017-01-16T20:13:12Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15755-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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