Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsaildeAlvesDosSantosSilva_tcc.pdf222,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do professor frente aos desafios da inclusão de aluno autista
Autor(es): Silva, Isailde Alves dos Santos
Orientador(es): Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Educação inclusiva
Autismo - educação especial
Professores - prática profissional
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: SILVA, Isailde Alves dos Santos. O papel do professor frente aos desafios da inclusão de aluno autista. 2015. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo visa caracterizar os desafios do professor frente ao processo de inclusão de um aluno autista. Os dados analisados são provenientes de um questionário aplicado ao professor. Trata-se de uma pesquisa empírico-teórica tendo como base a abordagem qualitativa. Os resultados principais apontam para o fato de que a professora, por não ter formação específica, tem seu trabalho bastante dificultado, o que, por sua vez, corrobora com o pensamento geral acerca da necessidade da educação continuada e especializada no ensino inclusivo. No caso específico, a desinformação profissional da docente se mostra como um fator determinante que dificulta desenvolver práticas pedagógicas inclusivas. Os dados também dão conta da falta de diálogo entre a professora regente, a professora do AEE e a família do aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons