Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_RogerKeidiTsugamiSaquisaka_WideAssisdeSouza_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de um protocolo de comunicação sobre um barramento RS-485 para diversas aplicações
Autor(es): Saquisaka, Roger Keidi Tsugami
Souza, Widê Assis de
Orientador(es): Soares Júnior, Lélio Ribeiro
Assunto: Protocolo de comunicação
Entrada e saída de dados
Dispositivos móveis
Data de apresentação: Set-2010
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: SAQUISAKA, Roger Keidi Tsugami; SOUZA, Widê Assis de. Desenvolvimento de um protocolo de comunicação sobre um barramento RS-485 para diversas aplicações. 2010. xii, 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O propósito do presente trabalho consiste no projeto e desenvolvimento de um protocolo de comunicação sobre um barramento que utiliza o padrão de comunicação serial RS-485 para o controle de diversas aplicações. Foram propostas quatro aplicações: o monitoramento do estado de um joystick, um dispositivo com função de entrada e saída de dados analógicos/digitais, o controle de um servomotor e o controle de um motor de passo. O trabalho possui duas partes distintas: o hardware e o software. O hardware foi desenvolvido para atender as especificações do padrão RS-485 com a utilização de um microcontrolador ATmega8, fabricado pela Atmel, para cada aplicação. O software para o protocolo de comunicação serial foi baseado no protocolo do controlador de servo inteligente da Logosol e foi desenvolvido com a linguagem C.
Abstract: This work consists in the project and development of a communication protocol on a bus that uses the RS-485 serial communication standard for the of control several applications. Four applications was proposed: the monitoring of a joystick status, a device with the function of input and output of analogic/digital data, the control of a servomotor and the control of a step motor. This work has two distinct parts: the hardware and the software. The hardware was developed to attend the specifications of RS-485 standard with the use of a microcontroller ATmega8, manufactured by Atmel, for each application. The software for the communication protocol was based on the Logosol Intelligent Servo Drive protocol and was developed with the C language.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.15740
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons