Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fortaleza, Eugenio | - |
dc.contributor.author | Limaverde Filho, José Oniram de Aquino | - |
dc.identifier.citation | LIMAVERDE FILHO, José Oniram de Aquino. Controle por planejamento de trajetória para hovercraft. 2012. vii, 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle de acompanhamento de
trajetória para veículos marítimos subatuados. A estratégia de controle utilizada se baseia na
análise da planejabilidade desses sistemas para estabilização global do erro de acompanhamento
de trajetória. Apresenta-se um modelo simplificado de um Hovercraft subatuado a partir de
considerações assumidas em relação ao modelo geral do veículo marítimo de seis graus de liberdade,
pois o primeiro pertence à classe dos sistemas planejáveis. Para validação do controlador proposto,
foi escolhida uma trajetória de referência circular centrada na origem do sistema de coordenadas
global. Simulações numéricas são apresentadas para aferir o desempenho do sistema a partir de
diferentes configurações iniciais e na presença de perturbações externas do tipo senoidal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controladores (Engenharia mecatrônica) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hovercraft (Aerobarco) | pt_BR |
dc.title | Controle por planejamento de trajetória para hovercraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-16T14:04:28Z | - |
dc.date.available | 2017-01-16T14:04:28Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15739 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This works describes the development of a control system for trajectory tracking of underactuated
marine vehicles. The control strategy used is based on the flatness analysis of such systems for
global stabilization of the trajectory’s tracking error. A simplified model of the underactuated
hovercraft is presented from considerations undertaken in relation to the general model of marine
vehicles with six degrees of freedom, since the first belongs to the class of diflerentially flat systems.
It was chosen a reference circular trajectory centered at the origin of the global coordinate
system to validate the proposed controller. Numerical simulations are presented to assess the
performance of the system from different initial configurations and in the presence of external
sinusoidal perturbations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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