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dc.contributor.advisorFortaleza, Eugenio-
dc.contributor.authorLimaverde Filho, José Oniram de Aquino-
dc.identifier.citationLIMAVERDE FILHO, José Oniram de Aquino. Controle por planejamento de trajetória para hovercraft. 2012. vii, 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle de acompanhamento de trajetória para veículos marítimos subatuados. A estratégia de controle utilizada se baseia na análise da planejabilidade desses sistemas para estabilização global do erro de acompanhamento de trajetória. Apresenta-se um modelo simplificado de um Hovercraft subatuado a partir de considerações assumidas em relação ao modelo geral do veículo marítimo de seis graus de liberdade, pois o primeiro pertence à classe dos sistemas planejáveis. Para validação do controlador proposto, foi escolhida uma trajetória de referência circular centrada na origem do sistema de coordenadas global. Simulações numéricas são apresentadas para aferir o desempenho do sistema a partir de diferentes configurações iniciais e na presença de perturbações externas do tipo senoidal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordControladores (Engenharia mecatrônica)pt_BR
dc.subject.keywordHovercraft (Aerobarco)pt_BR
dc.titleControle por planejamento de trajetória para hovercraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-16T14:04:28Z-
dc.date.available2017-01-16T14:04:28Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15739-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This works describes the development of a control system for trajectory tracking of underactuated marine vehicles. The control strategy used is based on the flatness analysis of such systems for global stabilization of the trajectory’s tracking error. A simplified model of the underactuated hovercraft is presented from considerations undertaken in relation to the general model of marine vehicles with six degrees of freedom, since the first belongs to the class of diflerentially flat systems. It was chosen a reference circular trajectory centered at the origin of the global coordinate system to validate the proposed controller. Numerical simulations are presented to assess the performance of the system from different initial configurations and in the presence of external sinusoidal perturbations.pt_BR
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