Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Linair Moura Barros | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ivonete Marcia de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Ivonete Marcia de Oliveira. Educação inclusiva, escola e família: uma aproximação necessária. 2015. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema: Educação Inclusiva, Escola e Família: Uma aproximação necessária, cujo objetivo foi analisar o funcionamento de uma escola inclusiva, para conhecer a realidade da relação família com a escola onde estão matriculados, no ensino regular, seus filhos com deficiência. Sabe-se que a união entre família e escola possui valor insubstituível e faz parte da formação da criança, que por sua vez necessita sentir-se constantemente amparada diante de todas as situações, desde as mais simples, até as mais complexas, independente de sua classe social ou nível escolar. Nesse sentido, é importante que família e escola construam um bom relacionamento para que a inclusão aconteça de forma natural, sem transtornos e decepções. Verificou-se diante dos fatos obtidos que se faz necessário que a escola reformule suas práticas dando ênfase à valorização do estreitamento de laços com a família, preenchendo o distanciamento existente entre ambas e fortalecendo cada vez mais a participação da família no ambiente escolar, pois esta no contexto escolar ajuda a estabelecer relações de confiança entre aluno e escola, despertando no aluno maior interesse em comparecer ao ambiente escolar e participar nas atividades programadas, favorecendo seu sucesso social e acadêmico. Concluindo, quanto maior for a presença da família na escola, mais positivos e significativos serão os resultados da aprendizagem de seus filhos e o comprometimento dos mesmos com os estudos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva, escola e família : uma aproximação necessária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-16T11:29:50Z | - |
dc.date.available | 2017-01-16T11:29:50Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15731 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|