Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvoneteMarciadeOliveiraLopes_tcc.pdf556,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Linair Moura Barros-
dc.contributor.authorLopes, Ivonete Marcia de Oliveira-
dc.identifier.citationLOPES, Ivonete Marcia de Oliveira. Educação inclusiva, escola e família: uma aproximação necessária. 2015. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema: Educação Inclusiva, Escola e Família: Uma aproximação necessária, cujo objetivo foi analisar o funcionamento de uma escola inclusiva, para conhecer a realidade da relação família com a escola onde estão matriculados, no ensino regular, seus filhos com deficiência. Sabe-se que a união entre família e escola possui valor insubstituível e faz parte da formação da criança, que por sua vez necessita sentir-se constantemente amparada diante de todas as situações, desde as mais simples, até as mais complexas, independente de sua classe social ou nível escolar. Nesse sentido, é importante que família e escola construam um bom relacionamento para que a inclusão aconteça de forma natural, sem transtornos e decepções. Verificou-se diante dos fatos obtidos que se faz necessário que a escola reformule suas práticas dando ênfase à valorização do estreitamento de laços com a família, preenchendo o distanciamento existente entre ambas e fortalecendo cada vez mais a participação da família no ambiente escolar, pois esta no contexto escolar ajuda a estabelecer relações de confiança entre aluno e escola, despertando no aluno maior interesse em comparecer ao ambiente escolar e participar nas atividades programadas, favorecendo seu sucesso social e acadêmico. Concluindo, quanto maior for a presença da família na escola, mais positivos e significativos serão os resultados da aprendizagem de seus filhos e o comprometimento dos mesmos com os estudos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleEducação inclusiva, escola e família : uma aproximação necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-16T11:29:50Z-
dc.date.available2017-01-16T11:29:50Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15731-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons