Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabelPintoDaSilva_tcc.pdf532,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Família e escola : comissão de frente na promoção da inclusão
Autor(es): Silva, Isabel Pinto da
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Educação - participação dos pais
Inclusão escolar
Família e escola
Pessoas com deficiência - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: SILVA, Isabel Pinto da. Família e escola: comissão de frente na promoção da inclusão. 2015. vii, 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como proposta de estudo investigar a relação família-escola como instituições corresponsáveis na promoção da inclusão. Para tanto, fez-se uso da abordagem qualitativa, onde, a partir da percepção das famílias e dos professores, pode-se avaliar a importância dessa relação para o processo inclusivo e como ocorre a participação da família no contexto escolar de uma escola no estado da Bahia. Participaram três professores, que têm alunos com deficiência em sala de aula, e as famílias desses alunos, representadas por um avô e uma mãe. Os participantes foram entrevistados, considerando um roteiro semiestruturado. Posteriormente, as falas foram organizadas por categorias: 1. A percepção do professor sobre o processo de inclusão. 2. Participação da família, o que dizem os professores? 3. Participação da família, o que dizem as próprias famílias? Os resultados indicam que diversos fatores têm comprometido para o processo de inclusão, entre eles se destacaram a falta de qualificação do professor, a falta de parceria entre família e escola como co-construtoras da aprendizagem e como importantes agentes de transformação social.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons