Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bicalho, Rute Nogueira de Morais | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabel Pinto da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabel Pinto da. Família e escola: comissão de frente na promoção da inclusão. 2015. vii, 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como proposta de estudo investigar a relação família-escola como instituições corresponsáveis na promoção da inclusão. Para tanto, fez-se uso da abordagem qualitativa, onde, a partir da percepção das famílias e dos professores, pode-se avaliar a importância dessa relação para o processo inclusivo e como ocorre a participação da família no contexto escolar de uma escola no estado da Bahia. Participaram três professores, que têm alunos com deficiência em sala de aula, e as famílias desses alunos, representadas por um avô e uma mãe. Os participantes foram entrevistados, considerando um roteiro semiestruturado. Posteriormente, as falas foram organizadas por categorias: 1. A percepção do professor sobre o processo de inclusão. 2. Participação da família, o que dizem os professores? 3. Participação da família, o que dizem as próprias famílias? Os resultados indicam que diversos fatores têm comprometido para o processo de inclusão, entre eles se destacaram a falta de qualificação do professor, a falta de parceria entre família e escola como co-construtoras da aprendizagem e como importantes agentes de transformação social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.title | Família e escola : comissão de frente na promoção da inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-16T11:20:33Z | - |
dc.date.available | 2017-01-16T11:20:33Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15729 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|