Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielaCristinaBossiDaSilva_tcc.pdf904,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Silva, Gabriela Cristina Bossi da
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Psicologia educacional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Jan-2017
Referência: SILVA, Gabriela Cristina Bossi da. Possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais cresce no país. A partir disto, várias são as discussões em torno da contribuição do profissional de Psicologia na educação inclusiva. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo detectar as demandas e possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais, na cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo, com alunos do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental. Foram participantes desta pesquisa 02 profissionais, sendo 01 professora e 01 psicóloga, com idades entre 30 e 45 anos, de diferentes escolas. Foi realizada uma entrevista semi-dirigida com cada uma delas, contendo questões relativas à sua vivencia acadêmica. A análise revelou que, de acordo com a opinião das participantes, os profissionais de Psicologia não têm autonomia suficiente para sua atuação na educação inclusiva, o que causa certa confusão na atribuição das tarefas. Em relação aos profissionais docentes, descrevem um sistema de ensino que não incentiva e não financia capacitações para os profissionais atuarem. Constatou-se a emergente necessidade de formações contínuas para ambos os profissionais, bem como preparo para trabalho em rede, facilitando o acesso a diversos aspectos do desenvolvimento. São necessárias novas investigações para conhecimento de quais características estão subjacentes a essa visão e execução do trabalho do psicólogo, além da exploração de um campo que requer algumas conquistas para tal profissional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons