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dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Cristina Bossi da-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Cristina Bossi da. Possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais cresce no país. A partir disto, várias são as discussões em torno da contribuição do profissional de Psicologia na educação inclusiva. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo detectar as demandas e possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais, na cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo, com alunos do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental. Foram participantes desta pesquisa 02 profissionais, sendo 01 professora e 01 psicóloga, com idades entre 30 e 45 anos, de diferentes escolas. Foi realizada uma entrevista semi-dirigida com cada uma delas, contendo questões relativas à sua vivencia acadêmica. A análise revelou que, de acordo com a opinião das participantes, os profissionais de Psicologia não têm autonomia suficiente para sua atuação na educação inclusiva, o que causa certa confusão na atribuição das tarefas. Em relação aos profissionais docentes, descrevem um sistema de ensino que não incentiva e não financia capacitações para os profissionais atuarem. Constatou-se a emergente necessidade de formações contínuas para ambos os profissionais, bem como preparo para trabalho em rede, facilitando o acesso a diversos aspectos do desenvolvimento. São necessárias novas investigações para conhecimento de quais características estão subjacentes a essa visão e execução do trabalho do psicólogo, além da exploração de um campo que requer algumas conquistas para tal profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia educacionalpt_BR
dc.titlePossíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-12T18:08:17Z-
dc.date.available2017-01-12T18:08:17Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15707-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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