Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriela Cristina Bossi da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriela Cristina Bossi da. Possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais cresce no país. A partir disto, várias são as discussões em torno da contribuição do profissional de Psicologia na educação inclusiva. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo detectar as demandas e possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais, na cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo, com alunos do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental. Foram participantes desta pesquisa 02 profissionais, sendo 01 professora e 01 psicóloga, com idades entre 30 e 45 anos, de diferentes escolas. Foi realizada uma entrevista semi-dirigida com cada uma delas, contendo questões relativas à sua vivencia acadêmica. A análise revelou que, de acordo com a opinião das participantes, os profissionais de Psicologia não têm autonomia suficiente para sua atuação na educação inclusiva, o que causa certa confusão na atribuição das tarefas. Em relação aos profissionais docentes, descrevem um sistema de ensino que não incentiva e não financia capacitações para os profissionais atuarem. Constatou-se a emergente necessidade de formações contínuas para ambos os profissionais, bem como preparo para trabalho em rede, facilitando o acesso a diversos aspectos do desenvolvimento. São necessárias novas investigações para conhecimento de quais características estão subjacentes a essa visão e execução do trabalho do psicólogo, além da exploração de um campo que requer algumas conquistas para tal profissional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.title | Possíveis contribuições do acompanhamento psicológico de alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-12T18:08:17Z | - |
dc.date.available | 2017-01-12T18:08:17Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15707 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|