Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Viana, Maria Tereza Barros | - |
dc.contributor.author | Melo, Geisiane Candida de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Geisiane Candida de. Inclusão escolar no cotidiano do ciclo de alfabetização: o olhar dos professores sobre seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. 2015. 81 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa retrata a temática da Inclusão Escolar no tocante aos seus
desdobramentos no processo ensino-aprendizagem de crianças com desenvolvimento atípico,
inseridas em uma sala de aula de turma regular, onde o professor necessita dispensar atenção
e acompanhamento a todas as crianças. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar
em que medida os relatos apresentados pelos docentes, que atuam no Ciclo de Alfabetização
de uma escola pública, aproximam-se das práticas inclusivas de educação e quais aspectos são
necessários para otimizar a efetividade dessa prática educacional. A metodologia percorreu a
análise doutrinária, bem como a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas
semiestruturadas realizadas com três professoras que atuam, respectivamente, no 1º, 2º e 3º
anos do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam um cotidiano escolar que tem o
ideal de Educação Inclusiva representado em práticas pouco integradas, nas quais o professor
assume solitariamente sua execução. A realidade aponta a necessidade de uma ação mais
efetiva das redes de apoio para dar suporte aos professores e à escola para otimizar a
concretização eficaz das políticas em prol da inclusão escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar no cotidiano do ciclo de alfabetização : o olhar dos professores sobre seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-12T17:42:35Z | - |
dc.date.available | 2017-01-12T17:42:35Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15705 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|