Título: | Inclusão escolar no cotidiano do ciclo de alfabetização : o olhar dos professores sobre seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Melo, Geisiane Candida de |
Orientador(es): | Viana, Maria Tereza Barros |
Assunto: | Inclusão escolar Aprendizagem Alfabetização Práticas pedagógicas Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 12-Jan-2017 |
Referência: | MELO, Geisiane Candida de. Inclusão escolar no cotidiano do ciclo de alfabetização: o olhar dos professores sobre seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. 2015. 81 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa retrata a temática da Inclusão Escolar no tocante aos seus
desdobramentos no processo ensino-aprendizagem de crianças com desenvolvimento atípico,
inseridas em uma sala de aula de turma regular, onde o professor necessita dispensar atenção
e acompanhamento a todas as crianças. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar
em que medida os relatos apresentados pelos docentes, que atuam no Ciclo de Alfabetização
de uma escola pública, aproximam-se das práticas inclusivas de educação e quais aspectos são
necessários para otimizar a efetividade dessa prática educacional. A metodologia percorreu a
análise doutrinária, bem como a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas
semiestruturadas realizadas com três professoras que atuam, respectivamente, no 1º, 2º e 3º
anos do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam um cotidiano escolar que tem o
ideal de Educação Inclusiva representado em práticas pouco integradas, nas quais o professor
assume solitariamente sua execução. A realidade aponta a necessidade de uma ação mais
efetiva das redes de apoio para dar suporte aos professores e à escola para otimizar a
concretização eficaz das políticas em prol da inclusão escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|